Visitantes

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Barcelos, única!

Tudo começou com a Aldeia de Maríua, onde viviam os indios Manaus ,formada pelo tuxaua Camandri, da nação Manaú, à margem direita do Rio Negro. Nas proximidades da foz do Rio Uneixi, hoje pertencente ao município de São Gabriel onde em 1728 foi fundada a  missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá, pelo carmelita Frei Matias São Boaventura. Ergueu-se de inicio uma capela de palha, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Conceição, em seguida um hospital e pouco depois um colégio.

Igreja Matriz Nossa Sra. da Conceição

Os Tuixauaitá (chefes) mais notáveis de Mariuá foram: Camandri e Ajuricaua (Ajuricaba) que por ter fundado a aldeia e ter acolhido os frades carmelitas ali. Quando a aldeia passou a chamar-se Missão de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá e este, por ter desenvolvido uma violenta guerra contra os portugueses, libertando numerosos ameríndios das guerras do cativeiro da primitiva situação foi transferida com o mesmo nome, para o local em que se acha aquela orla do majestoso rio. (Octaviano Mello)


Sua origem

A significação do seu primeiro nome pode ser estudada sob duas grandes fontes de origem. Uma, sob o ponto de vista puramente indígena e outra, sob este, o hebraico e o latim, conjuntamente como veremos. 
No primeiro caso a palavra se decompõe em Mari, sinônimo de turucu, que se modifica em turu, muru, mari, significando, comprimento, extensão, grandeza, e, iuá, do nheengatu significando braço. 
Devido à ordem já observada, em vez de Grande Braço, devemos traduzir a palavra Mariuá, por Braço Grande, que é o próprio Rio Negro, em relação ao Amazonas. 
Quanto ao segundo caso, teríamos de apreciá-lo, como foi dito, nas três línguas, latina, hebraica e nheengatu ou tupi, que lhe dão forma e significação idênticas as do primeiro caso. 
Mari, em hebraico, como no latim, quer dizer, mar e, uá, de iuá, como já é sabido, braço do mar. O rio Negro, segundo Ulisses Penafort, foi chamado Guariguacuru, Quarí, Marié e Mariuá. Sendo este rio um considerável afluente do Amazonas, foi, por conseguinte, um Braço Grande do Mar Amazônico, é um Braço do Mar. Isto, se tratando do nome primitivo. Passemos ao atual. 
 Rio Negro "braço forte"


É interessante conhecer a origem da Cidade de Barcelos, minhota, fundada à margem direita do Rio Cávado ou Celano, pelos povos barcínios, segundo uns há 230 anos antes de Cristo. Contemporânea de Barcelona, em Fundação, foram seus precursores, segundo outros, os romanos, que lhe deram o nome de Águas Celanas, ou o Capitão Cartaginês, Amílcar Barcínio. É controvertida a procedência da velha cidade de Barcelos, portuguesa, mas, nos interessa saber a origem deste nome, depois transmudado para cidade amazonense. As formas primitivas do substantivo em relevo foram: Barra-celos, corrupção de Barra- Celani ou ainda, Barra-Celi, nome de um pequeno transporte em que se atravessava, ali, o rio Cávado ou Celano, antes que possuísse uma ponte.


Esta é a fonte mais segura da origem da palavra Barcelos, que indica a Cidade do Rio Negro. E tanto é assim que nos diz o verso latino: “Barca-Celi Barcelos nomine dicum”, isto é, a “Barca-Celi deu o nome a Barcelos”. Esta cidade portuguesa foi chamada Barcelli, Barcellorum e Barcellorium e, finalmente Barcellanos, que em árabe, significa - Descendente de Celano.
Voltando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A missão progrediu rapidamente. Contou o Frei Matias com o concurso da mão do principal índio na catequese. Aos Manaus juntaram-se depois os Barés, os Banibas, Passés e Uerequenas, formando uma população de cerca de dois mil silvícolas.
Anos depois, o Frei Matias foi substituído pelo Frei José de Madalena, que construiu em 1739 a capela de São Caetano.
Em 1744 é construída a capela de Nossa Senhora de Santana.
Em 1754 chega a Mariuá o Capitão General Francisco Xavier Mendonça Furtado, para dar cumprimento ao tratado de limites entre Portugal e Espanha, aí permanecendo por vários anos.

Mendonça Furtado demorou-se cerca de dois anos em Mariuá. A povoação ainda não apresentava então aspecto agradável. Além das palhoças dos índios só havia as capelas, o hospital e o colégio ou seminário. Ademais o terreno era alagadiço quando havia fortes chuvas ficava inundado em grande parte e as enxurradas cavavam valados profundos. O matagal era enorme.

Mendonça Furtado construiu pontes e aterros no sentido de melhorar as condições do local. Derrubou-se o matagal, abriram-se ruas e uma praça, onde foi levantado um prédio para residência do demarcador espanhol que era esperado. O palácio das demarcações onde se deveriam realizar as reuniões das comissões de demarcação, e a casa de espera “destinada as cortesias entre os dois demarcadores antes do início daqueles misteres diplomáticos”, também foram construídos.

Mariuá, transformou-se. “Já havia um ar pomposo do centro civilizado”. Sua população era de cerca de 3000 habitantes.
Em 13.04.1755 é criada a Prelazia Geral.
Em 06.05.1758, a aldeia é elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos.

Em 27.05.1758 é instalada a capitania de São José do Rio Negro, com sede na vila de Barcelos, sendo seu primeiro governador Joaquim de Melo e Póvoas.
Durante o período das Juntas Governativas, veio a Barcelos o general Pedro Caldas como chefe da segunda comissão de limites, que então atuou como governador de fato da capitania.
Em 1788, foi o coronel Manuel da Gama Lobo D’Almada nomeado Governador da Capitania.

Em 1791, no governo de Manuel da Gama Lobo D’Almada, a sede da capitania passa para o Lugar da Barra, mas retorna a Barcelos em 1799.
Em 1808, sob o governo do capitão-de-mar-e-guerra José Joaquim Vitório da Costa, a sede da Capitania é transferida de novo para o Lugar da Barra.
Em 1816, ao mando do governador, são demolidos todos os edifícios existentes em Barcelos, à exceção do palácio, da Igreja e da provedoria. O ato revestiu-se de um aspecto depredatório. No dizer dos adversários do governador, este nutria por Barcelos verdadeira antipatia. A partir de então, os vestígios da decadência, já evidentes, acentuaram-se ainda mais.

Em 03.12.1825, a Câmara de Barcelos, obedecendo ordens do Presidente da Província do Grão-Pará, foi transferida para o Lugar da Barra.
Em 1828, o Presidente da província resolve fazer retornar a Barcelos a câmara, devido sérios desentendimentos entre essa câmara e o comandante militar da comarca.

Em 1833, na divisão do território nacional para a execução do código do processo, Barcelos continuou como vila, passando a ter, todavia, antiga denominação de Mariuá.

Em 1835-1836, por ocasião da cabanagem, Mariuá manifestou-se decisivamente a favor dos legalistas. Em Icuipiranga, perto de Tapajós, no segundo semestre de 1835, deu-se o primeiro combate entre os amazonenses legalistas e os cabanos.

Bararoá, nome de guerra dado a Ambrósio Aires, comanda a resistência. Neste combate a vitória coube às suas forças. A luta todavia não estava terminada. Em outubro, os espias dos cabanos rondavam a capital da capitania, que não dispunha então do pessoal necessário à sua defesa. Recorreram então a Mariuá, donde vieram para a capital, em atendimento ao pedido, vinte e cinco homens, comandados por um tenente.

Em Icuipiranga os cabanos reorganizaram-se. Investiram sobre Luzéa (atual Maués), Serpa (atual Itacoatiara), vencendo-as sem resistência. A 6 de março de 1836 apossaram-se sem dificuldade da Vila de Manaus, sede da Capitania, e exerceram o seu governo.

Todavia, em agosto, eclodiu a reação no Alto Amazonas, “Vilas e Termos pegaram em armas”. O movimento iniciou-se em Tefé. Mariuá, então, seguindo poucos dias após o exemplo de Tefé, chamou às armas os seus munícipes. As suas forças sob o comando do capitão Miguel Benfica, bateram os cabanos em Tauapessassu.

Em 30.04.1876 é criada a Comarca de Barcelos.
Em 1878, pela Lei nº 388, a sede da comarca é transferida para Moura.
Em 09.06.1881, pela Lei nº 538 retorna para Barcelos a sede da Comarca, com os Termos de Barcelos e Moura.
Em 10.09.1891, pela Lei Estadual nº 10, é criado o município de São Gabriel da Cachoeira, com território desmembrado de Barcelos.

Em 1914, foi fundada a Missão Salesiana pelo Pedro Massa, diretor das Missões dos rios Negro e Madeira. A partir daí, passou a cidade a recuperar-se, embora lentamente.

Em 28.11.1930, pelo Ato Estadual nº 45, é suprimido o Município de Barcelos.
Em 17.01.1931, pelo Ato Estadual nº 186, a sede do município do Rio Negro, é transferida de Moura para Barcelos.

Em 14.09.1931, pelo Ato Estadual nº 33 é restaurado o Município de Barcelos, com o território desmembrado de Moura, e mais o território do Município de São Gabriel, que lhe é anexado.

Em 1935 é desmembrado o território de São Gabriel, que volta a constituir o município.

Em 31.03.1938, em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 68, Barcelos recebe Foros de Cidade.

Em 1941, a Comarca de Barcelos ganha mais termo: o de São Gabriel.

Em 13.09.1943, pelo Decreto-Lei Federal nº 5.812, Barcelos adquire os distritos de Carvoeiro e Moura, passando a constituir-se de 3 distritos.

Em 04.06.1968, pela Lei Federal nº 54.499, Barcelos é enquadrado como “Área de Segurança Nacional”.

Em 10.12.1981 pela Emenda Constitucional nº 12, Barcelos perde os distritos de Carvoeiro e Moura, que passam a constituir o município de Moura.

Atualmente  os distritos de Carvoeiro e Moura, pertecem a Barcelos.

Essa parte da historia amazonica ninguem conhece, eu aposto com qualquer um, manauara, se ele sabe quem foi a primeira capital do estado, provincia melhor dizendo!

"Sua historia é bastante significativa, disso eu não tenho duvida, no entanto, os livros de historia não dão o devido apreço ao irmãos indios..."( Wagner Mateus"

Camandri e Ajuricaba, foram torturados, amarrados e jogados no meio do Rio Negro para morerrem no entanto, como habeis guerreiros que eram conseguiram subjulgar-se dos mandos da coroa portuguesa na região.

Minhas origens são de guerreiros!




 Saindo um pouco da historia, gostaria de mostrar-lhes outras singularidades de minha cidade.

 A cidade tem grande potencial turístico, e pode oferecer passeios ecológicos bem variados. 

Em seu território está contida boa parte do Parque Nacional do Jaú, do Parque Estadual da Serra do Aracá e da Área de Proteção Ambiental de Mariuá - com mais de 1400 ilhas, considerado o maior arquipéago fluvial do mundo.

 Barcelos e Mariuá

 Parte do Arquipelago que fica em frente a Barcelos


Mapa da cidade


E no verão - período em que ocorre a vazante dos rios, a cidade oferece praias de rara belezas à comunidade local e aos visitantes.

As praias de Barcelos são capitulos à parte, pois há todo o contraste entre as aguas escuras do rio e as areias brancas, a imagem abaixo é de uma delas, essa praia se localiza um pouco abaixo da cidade, perto do bairro onde minha familia mora, o bairo de Aparecida.

Uma curiosidade com relação aos bairros é que, todos exceto o centro tem nomes de santos, ex: Nsa Aparecida, Nsa de Nazaré, São Sebastião, São Lazaro, São Francisco, alem dos recentes bairros Santo Antonio, Marara e claro Mariuá.

Uma praia mais tranquila, deserta, mais bem perto da cidade assim podemos classifcar o Cuxuara!


Praia do Cuxuará
Mas se você quer algo mais popular, agitado, a Praia Grande é o lugar, como mostra a imagem ela fica bem em frente a cidade, no maximo da um minuto de travessia, em lanchas rapidas os "bandeirinhas".

É nela que que acontecem grandes eventos, como luais e principalmente o reveillon. Nos dias de festival dia e noite ha festa na praia, ha pessoas que levam sua casa para a praia e ficam por la mesmo(rede).

Quer um desafio?

Atravesse o Rio à nado, vai ser uma lembrança da cidade, confesso que nunca testei mas quem sabe um dia.

 Praia Grande

 Praia Grande

 entardecer em Barcelos, vista da Praia Grande

Clima 

O clima em Barcelos é tropical, chuvoso e úmido. A temperatura média fica torno de 26,3ºC, com máxima de 34,3º C e mínima de 19,3ºC.  Isso sem o contar os intenperes do aquecimento global

Temos agora os Eventos

Festa do Peixe Ornamental - FESTIVAL DO PEIXE ORNAMENTAL DE BARCELOS - FESPOB

Tetra neon - Cardinal
Symphysodon discus - Acará Disco


Peixes que mexem com a cabeça dos barcelences e dos visitantes que vão para ver o espetaculo no gigante aquario, o PIABODROMO.

Cardume cardinal
 
Cardume nota 10!

O evento foi instituído na cidade em 1994, e homenageia a cultura do município e a vida dos pescadores conhecidos como "piabeiros". Na época da festa o pescador expõe espécies raras de peixes e os turistas elegem o mais exótico.
Paragem dos piabeiros

Familia de piabeiros

manuseio do rapixé para capturar o cardinal

Piabeiro

O acará-disco ao contrario do cardinal, só é capturado de noite!

A festa costuma atrair milhares de visitantes e apresenta uma programação de pesca esportiva, ecoturismo e shows.  

Distâncias 

Manaus: 396 km, em linha reta. Por via fluvial a distância sobe para 495 km, pelo Rio Negro.

Como chegar 

Via Aérea: a cidade possui um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte. Mas com a chegada do 3º Batalhão de Infantaria de Selva, esta em fase de aumento, a sua area de pouso e decolagem.

Via Fluvial: em barcos de recreio, que fazem a linha Manaus-Barcelos, a viagem dura cerca de 26h. A saídas acontecem todas as terças, quartas e sextas-feiras, às 18h. As acomodações variam de preço de acordo com o que oferecem: rede (que deve ser levada pelo próprio passageiro), camarote para duas pessoas ou suíte para três pessoas, com ar-condicionado e banheiro. 
"eu acredito que se você quer conhecer o Rio Negro, a viagem de barco é muito mais interresante, pois você tem a oportunidade de observar as paragens, que são unicas"

Atrações Pesca esportiva 

Diz-se que Barcelos possui a maior concentração de tucunarés de toda a Amazônia, e que ali foi pescado o maior deles, com 12,445 kg. A pesca esportiva é uma das  maiores atrações do local e destaca-se por uma característica especial muito valorizada por seus praticantes: É ecologicamente correta. 
Depois de pescado, o peixe é pesado e devidamente registrado. Em seguida, pescador e peixe são fotografados, o anzol é retirado e, finalmente, o peixe é devolvido ao rio.

 tucunaré-açu

essa pequena salienia na testa do peixe, caracteriza o sexo do peixe, macho!

frente de Barcelos - Matriz e Colégio

Orla da cidade, praça de Barcelos 


Nos fins de tarde, ficar sentado contemplando a paisagem, observando a estrada amazonica, o vento nos cabelos, o ceu estrelado, ja fiz isso e ainda mais com um boa companhia, e nessas horas você só pedi para o tempo parar.

Mas ao observar as aguas do rio em movimento, retorna-se a realidade." tenho saudade de momento assim".

Aqui na foto podemos observar, o coreto, a prefeitura e la ao fundo, minha escola - Pe. João Badalloti.

Fonte: 

Um comentário:

  1. Wagner Mateus, muito bom dia, eu estou interesado na bibliografia da historia de Barcelos, ainda nao achei um livro consistente sobre isso, agradeceria muito sua ajuda
    Atenciosamente
    Mauricio Peña
    Mauriciopenhamarquez@gmail.com

    ResponderExcluir