Visitantes

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ensino X Pesquisa

Essa semana(22/02/2010) teve inicio aqui na UFAM, um curso sobre Fragmentação da Paisagem Amazonica, que por sinal é bom, no entanto tentei participar, e fui segunda e terça e um pouco da quarta, e a ainda tinha mais duas semanas pela frente, e terminava 12/03/10.
Nessas poucas aulas o maior enfoque foi a biogeografia de ilhas, sendo que essa teoria foi formulada por McArthur e Wilson em algum ano ai.
No entanto sempre em todas as aulas, os professores sempre tinham um gancho com o ambientalismo.

Mas minha grande indagação foi quanto ao SENTIDO DAS SUAS PESQUISAS, ou a sua FUNCIONALIDADE.

E é ai que entra a discussão.

Qual  o papel do pesquisador e o papel do professor para a sociedade?

Começo pelo pesquisador.
No Brasil é sabido que a pesquisa em si não existe!
O que existe é bando de pessoas estudando apenas o que todo mundo ja estudou e ja sabe, e ficando nesse circulo vicioso, em vez de descobrir algo que tem importancia para a sociedade, com as suas pesquisas no maximo comprovam o que outras pessoas ja decobriram e que muitas vezes para não dizer todas, que foram feitas pelos gringos! tambem não tem uma influencia direta na vida do homem

Então qual a funcionalidade de seus resultados?


Vai ter significado para a massa popular?
`Para o seu Zé, ou a Dona Maria, que vivem um dia apos o outro e mau sabem ler e escrever, como esses pesquisadores podem influenciar a vida dessas pessoas?
essa é minha pergunta!

Como dizia uma das minha professora povo vive no mundo de Alice!

Pois são apenas sonhadores!


A resposta é unica, NÃO.
Pois o conhecimento criado fica limitado as salas das faculdades e no convivio dos "intelctuais". Então tanto faz, o que eles fazem por ai! Se não tem uma significancia, então não é valido e portanto é perca de tempo!

Essa é a verdade!



O PROFESSOR!

Ser o unico profissional 100% autonomo, (nós) temos em nossas mãos e em nossas vozes a maior parcela para a melhoria da sociedade, pois sem nós, não existiria: os médicos, advogados, engenheiros e os pesquisadores(biologos), e todos os demais caralho à 4 de prossionais!

Nossos resultados podem ser vistos e revistos todos os dias  a qualquer momento, e mesmo não sendo reconhecido é a profissão  que mais traz felicidades, para os verdadeiros professores (EXISTEM OS QUE SÃO PROFESSORES E OS QUE ESTÃO PROFESSORES) pois não há reconpensa MEHOR que saber que uma criança apredeu algo com vc!


Os animais e plantas não tem essas caracteristicas!

Não que a pesquisa não seja necessaria, mas que tenha um objetivo concreto, significativo com relevancia social.


Talvez se descobrissem uma planta que cure o cancer, uma vacina para a malaria, ou algum extrato para combater a aids, nesses ambientes teria sim uma importnacia, mas só e somente só.




Ser Professor,
É algo bem maior que apenas estudar os porque os macacos vivem em uma ilha e não em outra, ou quantas especies de sapo existem em determinado lugar ou se aquela planta vive melhor aqui ou ali, eu poderia citar varios assuntos e muitos não teriam nem funcionalidade, ou melhor UM RESULTADO CONCRETO, PALPAVEL, SIGNIFICATIVO!

Trabalhar com a vida, com seres da sua especie traz muito mais resultados, e aqui entra a discussão sobre os medicos, os quais vivem das desgraças alheias, onde podiamos  iniciar outra discussão!

mas isso vem mais no futuro!

Então o que é mélhor, ou melhor dizendo quem é mais importante para o funcionamento da sociedade!

?


Aqui deixo a pergunta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário