Visitantes

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O dono do Açai

Quem no norte que não gosta de açai? Levante a mão….
 

Muito ferro!

Bem esta istoria ou melhor, essa historia, aconteceu não com um amigo de um amigo meu, mas sim com o meu vizinho, um cara legal, um caboco como eu : disse caboco não caboclo, um homem da terra e como caboco tem várias atividades com relação ao extrativismo e uma das suas especialidades é tirar açai, não aquele acai o ,`paraense`, mas sim o açai do Amazonas, ou mas conhecido como o AÇAI-DO-MATO.
 
Mas é claro que seus nomes verdadeiros não serão revelados!
 E como o nome sugeri eles são encontrados no meio da mata, sendo muito mais altos que os açais normais, o que aumenta seu grau de deficuldade para tira-lo.

Um dia ele decidiu ganhar um dinheirinho rapido, o decidiu ir tirar o açai  e saiu cedinho antes que o sol aparecesse,  ele e seu irmão descerem e pegaram a sua a canoa e se empuraram (foram) no rumo do garape, isso mesmo GARAPE, não igarapé, bem foram para o Garape do Ataiana, local que perto da cidade, bem pertinho, que dava 1 hora remando, isso descendo o rio, e como era tempo de verão e estva seco, o que fez com que os irmãos descessem bem antes do caminho, desceram e foram andando, andaram quase uma hora. 
 
Pode parecer pouco mais para pesssoas acostumados, isso é bem longe,  pois  quando digo que andarm, no senti normal é uma corrida, pois eles ja estavam acostumados, e andam rápido. 
 
Andaram e começaram a observar alguns pés da fruta e para agilizar o trabalho, decidirão que iam dividir o funçoes, enquanto um subia na arvore e tirar os achos do açai, o outro teria o trabalho de apenas de desbulha-los e ir colocando nos sacos de  fibras, para assim irem mais cedo para casa.
 


O trabalho logo começou, o Jose subiu o primeiro tirou e deixou no pé e foi procurar outro ali mesmo nas proximidades, e o seu irmão  Mario ficou desbulhando para por no saco, o processo tava indo bem, e como ja estava acostumado a andar no mato, o Mario que vinha atraz, não teve problema em encontrar o rastro do irmao que ia na frente, e foi seguindo e logo viu um cacho bem grande, escondido, e como não tinha mais ninguem ali por perto, logico que imaginou que fosse deles e simplesmente pegou e colocou no saco, isso era normal.
 
Pois bem terminaram e voltaram para casa, isso ja era de tarde umas 3 horas da tarde quando chegaram na canoa, o Mario se sentiu estranho e começou a ficar com febre e vendo isso seu o Jose não se preocupou pois poderia ser apenas um mau estar ja que eles não tinham comido o dia todo. Ele pediu para o Mario deitar no girau da canoa e foi remando sozinho, tempo depois quando estavam fora do garape o Mario começou a ouvir fozes que estavam lhe chamando, ele levantou e viu um ser muito estranho que vinha nadando atraz da canoa, e ele disse que era grande e estranho
 
igarapé amazonico
 
Começou a se desesperar pois quando chamou seu irmão e lhe pediu para olhar para tras o Jose não viu nada, ele disse que não tinha nada ali atras, e então o Maroo comecou a gritar ,  dias depois ele nos disse que o ser falava que queria o açai que ele tinha roubado la nomato, e o Mario disse que não sabia de nada e que não tinha roubado nada de ninguem, mas mesmo assim a coisa continuou a segui-lo.
 
Quando os irmãos encontaram no porto o Mario saiu nas carreiras subindo as escadas, atravessou a rua , entrou na sua casa, pegou um terçado e se escondeu num canto do quarto, dizendo que um bicho queria pegar ele, vendo isso sua mãe, ficou desesperada, e perguntou quem era que queria pegar ele, ele so dizia que era um bicho,  e  sua mãe insistia em dizer que não tinha nada, ela o convenceu a sair e ver la fora, ele saiu e quando olhou no rumo do rio la estava o bicho chamando ele, foi quando o Mario desmaiou.

Passado um tempo, ele acordou, ainda atordoado, perguntou para sua mae se o bicho ja tinnha ido embora, ela disse que sim.

Então ela perguntou o que ele tinha feito lá no mato, ele disse que nada, nesse momento ele se lembrou do que o bicho falou pra ele quando ele tava na canoa; que era que ele tinha roubado o acai dele, e logo se lembrou daquele cacho que tava escondido, e foi perguntar ao seu irmão se ele tinha tirando algum cacho e tinha escondido, o José disse que não.

Pois bem ai esta uma coisa que todos devem saber, que é  de não pegar nada de ninguém, sem saber de quem é o objeto, isso no meio do mato pode custar sua vida.

"o crime não compensa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário